A população mantenense foi surpreendida semana passada e novamente nesta segunda-feira (29) com a publicação de decretos por parte do Prefeito João Rufino onde o município determina a forma de funcionamento do comércio da cidade.

Continua depois da publicidade

Na semana passada após decreto publicado pelo município vizinho, Barra de São Francisco, o prefiro João Rufino não suportando o clamor popular tomou a atitude de implantar barreira sanitária em nossa fronteira. A barreira era um pedido antigo da população e mereceu inclusive um reforço proveniente da OAB-Mantena.
Após a barreira sanitária circulou um áudio do prefeito dizendo que seguiria o decreto que determinava ações para municípios incluídos na onda roxa e entendia que Mantena precisava somente intensificar as fiscalizações.
https://mantenaonline.com.br/2021/03/25/pelo-radio-prefeito-joao-rufino-confirma-que-vai-cumprir-decreto-estadual-da-onda-roxa-e-intensificar-fiscalizacao-em-mantena/
Mudando de ideia o prefeito publicou o decreto 083/2021 onde determinava o fechamento de todo o comércio da cidade, permitindo supermercados e farmácias na modalidade Delivery até o dia 04/04.
Após apenas dois dias de vigência do decreto sendo o primeiro dia útil está segunda-feira (29) novamente voltando atrás o prefeito publicou o decretou 084/2021 que permite o funcionamento do comércio na modalidade Delivery.

A população de Mantena cobrava desde a manhã desta segunda-feira fiscalização por parte do município pois alguns comércios estavam descumprindo o decreto municipal.

Atendendo a um Decreto a população continua dentro de casa acompanhando de longe a pandemia da Covid-19 e sentindo na pele as dores e tristezas dos conterrâneos amigos e familiares pelas muitas mortes que tem acontecido em Mantena.
Analisando também o Decreto “com decisões repensadas” do prefeito João Rufino que atendeu a empresários e também aos pedidos da nova força de união do comércio através da CDL de Mantena.
“Diante de todos os fatos existem as incertezas naturais e as necessidades emergentes em saber qual o comércio deve, vai ou não funcionar, indaga” um comerciante.
“Existe maiores necessidades como por exemplo de uma melhor fiscalização dos efeitos e consequências causados pelos decretos assinados pelo prefeito, esclarecendo ainda para população o verdadeiro momento da saúde e os números como vacinação e mortes pela Covid-19 em Mantena”, sugere um advogado.

Outras matérias
https://mantenaonline.com.br/2021/03/27/prefeito-decreta-situacao-de-calamidade-e-emergencia-em-saude-publica-e-fecha-comercio-ate-04-de-abril-em-mantena/




