
Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Mantena, o assunto da saúde e do Pronto Atendimento veio à tona novamente evidenciando tudo que o Jornalismo Mantena Online vem mostrando no decorrer dos anos, e que por politicagem sempre era negado pelos “amigos e protegidos” da administração pelas Redes Sociais.
A matéria é extensa e vamos continuar relatando sobre os fatos … No entanto algumas perguntas estão no ar: Conforme o vereador Genivaldo Assis, a Secretário de Saúde disse que financeiramente está tudo quitado junto aos Hospitais e os médicos sem recebimento há três meses pelo Pronto Atendimento?
Acorda Mantena , a verdadeira situação
O Jornalismo Mantena Online já vinha relatando a crise na área da saúde do Município quando a população durante todo primeiro mandato do Prefeito João Rufino conviveu com mal atendimento, falta de médicos, remédios e exames, uma situação inegável que tomou proporções maiores na pandemia da Covid-19.
Embora os profissionais da área da saúde tenham se desdobrado para oferecer uma melhor qualidade no atendimento, não estávamos preparados o suficiente para evitarmos diversas situações, houve uma noite que uma grande quantidade de óbitos evidenciaram o nosso pior momento, profissionais estafados e entidade sem condições materiais suficientes para dar uma tranquilidade aos pacientes e população de uma forma em geral.
Mas, , enfim , passamos a pandemia e todos já sabem como tudo ocorreu. Secretaria de Saúde soltando foguetes pela conquista de UTI,s e fazendo politicagem com o fato pelas Redes Sociais e matérias do Poder Executivo, para logo depois cairmos no ostracismo em ter que fazer a devolução das UTI,s, ninguém voltou nas mídias para explicar a perda dos aparelhos, etc.
O certo é que as UTI,s cantada em prosa e versos acabou deixando os hospitais com “pequeno rombo financeiro” o que pensamos pode ter pesado para uma sequencia uma continuação dos trabalhos, a situação degradante aumentou e piorou neste segundo mandato , a população humilhada e calada cansou de dar o grito pela Internet e Redes Sociais , mal atendimento , pessoas morrendo , “tudo como antes no quartel de abrantes”.
A população então resolveu “entrar de sola” (ato forçado no futebol) neste novo momento e com seus próprios celulares passaram a gravar e filmar mostrando a negligência do atendimento no PA , evidenciando as situações e mais uma vez cobrando soluções pelas Redes Sociais, um povo guerreiro, sofrido, que dá mais uma vez o seu grito de socorro, o que tá acontecendo em Mantena?
Assim nos últimos meses a situação da saúde no Município tomou proporções maiores quando no vencimento dos contratos existentes entre a Prefeitura Municipal, via Secretaria de Saúde, e os Hospitais Evangélico e São Vicente de Paulo (porta de entrada do PA), os hospitais querendo mais respaldo financeiro e cobrando melhores condições para exercer o trabalho proposto, com ameaças de que Mantena ficaria até mesmo sem o atendimento do SUS pela primeira vez na história, deram praticamente um ultimato ao Secretário de Saúde, Ocimar Rufino, que pediu mais 90 dias para que fosse realizadas reuniões buscando a solução dos problemas.
A data venceu e a decisão que ainda não foi formalizada nem pelos Hospitais e nem mesmo pela Secretária de Saúde, espera-se uma Nota Oficial, ficou estampada pelos vereadores na reunião desta quarta-feira, (30), que informaram com exclusividade uma nova gestão para o Pronto Atendimento de Mantena.
Outras matérias