Em 1997 através de um plebiscito a cidade passou a se chamar somente Itabirinha. A atual cidade de Itabirinha teve sua origem em doações de terras feitas por Manoela Gaspar, Antônio Valério e Antônio Godinho, em meados do ano de 1939, tidos como primeiros habitantes da região. Em dois anos a administração Dr. Lucas Donadia e Dudu vem deixando o Município cada vez mais lindo preparando Itabirinha para um futuro próspero e grandioso….

Veja mais
Domingo, (11), Natal Mágico das Crianças, venha para Avenida…

Fazendo história e mantendo a tradição
Em dois anos de administração o prefeito Dr. Lucas Donadia e seu Vice Dudu realizaram grandes obras e conquistas muito importantes que estão marcando a história de Itabirinha de uma maneira especial, cuidando da população de uma forma em geral em todas as áreas, através do PAVITA + tem proporcionado o maior projeto de calçamento e pavimentação da história do Município, uma nova imagem e qualidade de vida para todos, tanto a Sede como os distritos foram transformados em um canteiro de obras, uma administração atuante que com muito trabalho e dedicação vem preparando Itabirinha para um futuro ainda mais promissor para continuar fazendo história e mantendo a tradição …
Geografia
De acordo com a divisão regional vigente desde 2017, instituída pelo IBGE, o município pertence às Regiões Geográficas Intermediária de Governador Valadares e Imediata de Mantena.[Até então, com a vigência das divisões em microrregiões e mesorregiões, fazia parte da microrregião de Mantena, que por sua vez estava incluída na mesorregião do Vale do Rio Doce.
Situado em terras montanhosas na bacia do rio São Mateus, seu ponto mais elevado está a 1.751 metros de altitude na serra do Pitengo. A mesma lei que criou o município o elevou de vila à categoria de cidade, alterando a denominação para Itabirinha de Mantena e em 1997 através de um plebiscito a cidade passou a se chamar somente Itabirinha.
Outras matérias