Após permanecer inativo por um longo período , o CONSONORTE (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião Norte do Rio Doce) volta a plenos pulmões sob a liderança do prefeito de Cuparaque, Rogério Mendes, e do vice presidente, prefeito de Mantena, Gentil Mata da Cruz.
Veja mais

O primeiro grande marco dessa retomada aconteceu na manhã dessa terça, na Câmara Municipal de Mantena, com a entrega de 07 (sete) ônibus do programa Transporta SUS MG (obtidos graças a uma parceria com o Governo do Estado de Minas) para cada um dos sete municípios filiados ao Consonorte, além de 02 (dois) Vacimóveis a serem utilizados em ações e campanhas de imunização das cidades.
Outro grande momento do encontro ficou por conta da histórica adesão do município de Governador Valadares ao Consórcio. O prefeito da cidade, Coronel Sandro, fez questão de prestigiar o evento, e assinou a carta compromisso de adesão ao Consonorte.
A inserção da maior e mais importante cidade da região no Consonorte, faz uma diferença extraordinária pelo auxílio aos demais municípios na solução de desafios que muitas vezes não são possíveis de serem superados de forma individualizada, além de trazer maior representatividade e força ao consórcio na obtenção de melhorias e programas comuns. Os municípios de Divino das Laranjeiras e São Félix de Minas também se uniram ao Consonorte, elevando para 8 o número de cidades consorciadas.
Durante a sessão, o Presidente Rogério Mendes também propôs a implantação do sistema Multifinalitário afim de que se torne uma entidade ainda mais forte e resolutivo e possa solucionar os problemas comuns da região de forma mais ágil e ampla, como a questão do aterro sanitário para depósito de lixo das cidades consorciadas, entre outras demandas que necessitam de ações coordenadas. A proposta foi aceita por unanimidade.

Outra boa notícia ficou por conta do prefeito de Mantena, Gentil Mata da Cruz, que anunciou o projeto para a construção de 10 leitos de CTI – Centro de Terapia Intensivo , que estarão prontos em breve para disponibilização das unidades por parte dos municípios de toda a região.
Fonte/Matéria: Jornalista Will Guedes
Outras matérias