Em  Nota  de Esclarecimento  Secretaria de Cultura detalha sobre  os  cancelamentos da  Feira de Artesanato e  Gastronomia de  Mantena

Mantena Online – O site das letrinhas azuis – anunciou -vendeu – (33) 999689473

A Nota de Esclarecimento  editada e postada pelas Redes Sociais traz uma palavra da Secretaria Municipal de Cultura e da direção da Feira de Artesanato e Gastronomia de Mantena.  Veja abaixo todo o teor. 

A Feira de Artesanato e Gastronomia  acontece todas as quinta feiras e valoriza artistas da Terra Boa como o popular Marquinho Lambada – Foto: Rogério Augusto/Arquivo

Continua depois da publicidade

NOTA DE ESCLARECIMENTO A POPULAÇÃO      

Para que a feirinha de Artesanato e Gastronomia funcione com excelência há toda uma equipe multidisciplinar que trabalha em parceria. São eles: 

– Os feirantes responsáveis pelo fornecimento da comida e do artesanato, sem os quais não há feirinha. 
Vale frisar, que os Feirantes têm organização própria, dotada de uma diretoria com voz ativa junto a Secretaria de Cultura para apresentar suas demandas e reivindicações sempre que se fazem necessárias para o bom funcionamento dos trabalhos.

– O Sistema de Meteorologia e Defesa Civil que nos informa quanto ao risco de chuvas.

– Os prestadores de serviço em sonoplastia (Caixa de Som, microfones, etc.)

– Os cantores e demais artistas que participam da feirinha levando entretenimento e lazer a todos.
Por fim, a equipe da Secretaria de Cultura que articula e media a conversação entre as partes envolvidas.

E lógico, tudo isso se completa quando o público comparece e dá sentido à essa iniciativa, visto que todo esse trabalho tem por objetivo final ofertar um ambiente agradável de lazer para todos.
Diante do exposto, faz-se necessário uma Nota de Esclarecimento quanto aos esporádicos cancelamentos da feirinha.

Visto que há toda uma programática e um grupo expressivo de pessoas necessárias para o que a Feirinha aconteça, a Secretaria de Cultura utiliza-se da seguinte estratégia de funcionamento.
Os feirantes se preparam, se organizam quanto à comida e artesanato, os prestadores de serviço em sonoplastia, os artistas que se apresentarão na feirinha e o serviço de Meteorologia e Defesa civil são contatados pela equipe da Secretaria de Cultura.

Todas as informações são partilhadas entre os integrantes de cada grupo e a responsabilidade quanto a execução ou não da Feirinha é decidida também de forma democrática, levando em consideração a fala de todos.
É de conhecimento amplo, que nossa feira acontece em área aberta, ou seja, exposta a todo tipo de fenômeno natural, dentre eles a chuva, que quando acontece é sempre muito bem-vinda, pois abençoa nossa terra, mas traz uma série de transtornos quando cai sobre o local da feirinha.
Quando isso acontece, os feirantes perdem todos os seus produtos, por serem este feito em material degradável e não suportar o contato com a chuva. 

Você entendeu?

Ou seja, eles trabalham durante todo o dia, gastando material, produzindo seus produtos, trabalham muito, mas se isso é colocado na feira e a chuva cai, além da ausência de público, todo material é perdido trazendo enorme prejuízo para os feirantes.
Assim como ocorre com os prestadores de serviço em sonoplastia, bem como os cantores e demais artistas, tanto no que se refere a danificar seus materiais de trabalho (caixa de som, microfone, instrumentos, etc.), como sua segurança, por estar exposto a chuva com material ligado à energia.

Por fim, o maior prejudicado é o cidadão que tem interesse em participar da Feirinha, contudo, não há possibilidade de fazê-lo em meio a chuva.
Toda essa explanação tem por intuito esclarecer a população que quando ocorre um cancelamento da Feirinha a nossa intenção não é prejudicar ninguém, muito pelo contrário, nossa intenção é a melhor possível, que é assegurar a todos não ter prejuízo de qualquer forma e manter sempre um ambiente agradável, cabível para a celebração da Feirinha por parte de todos os envolvidos.
Também queremos deixar claro que nenhuma decisão dessa natureza é tomada sozinho por parte da Secretaria de Cultura. 
Sempre que a meteorologia informa que poderá haver chuvas, são os Feirantes que entram em contato com a Secretaria avisando que não comparecerão devido à forte tendência a chuvas, bem como todos os envolvidos. E não a Secretaria de Cultura que CANCELA a feirinha, e sim os Feirantes que, para se proteger e proteger seus produtos, em comum acordo havido entre eles, é que decidem não comparecerem na praça no dia de feirinha.

Para que se decida pelo cancelamento, são esgotadas todas as negociações e possibilidades até o último momento, que em acordo com os envolvidos acontece na própria quinta feira até as 13 horas, onde é decidido, reitero, de forma democrática e participativa, a realização ou não da Feirinha.

Nosso objetivo é ofertar um serviço de Excelência a todos que compareçam na Feirinha, estamos abertos ao diálogo respeitoso com a comunidade quanto a melhorias. 
Agradecemos a participação de todos, e nos comprometemos em investir todos nossos esforços para melhor servir a todos.
Entendam.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de Mantena /Redes Sociais/ Facebook