Depois de fazer bonito e alcançar a classificação na qualificação para disputar a série B da Taça Cidade Mantena 2016, com duas vitórias, a equipe do Esplanada conheceu a sua primeira derrota e perdeu a invencibilidade, o time do técnico Jefão não resistiu ao jovem time do Grêmio. No jogo de fundo o Rio Branco da guerreira Marinalva segurou o primeiro tempo e bateu o rival Criciúma valendo pela série A da competição.

Ele voltou, com sua polêmica e com seu carisma, o folclórico técnico e professor João do Leite voltou e reuniu toda cúpula tricolor, Ronaldo, Deneval, Jaime e demais que estavam eufóricos à beira do gramado, felizes com a atuação do jovem time do Grêmio que logo na estreia deu um cartão de visita ao Esplanada, vencendo o jogo pelo placar de 3 x 2, no jogo a equipe tricolor surpreendeu o adversário fazendo um belíssimo primeiro tempo, com destaques para os jovens goleiro Nael, o meio campo Jaime e o centroavante artilheiro Caio Oaks que balançou as redes por duas vezes, o primeiro gol do tricolor foi de Luiz Fernando, descontando Igor Souza e Alessandro de pênalti para o Esplanada.
Destaques do jogo, o goleiro Nael foi muito importante e demonstrou segurança quando o Esplanada decidiu atacar e buscar o resultado no segundo tempo, seguro e sem dar rebotes esteve atento durante toda a partida, sua segurança deu possibilidade ao Grêmio de sustentar o marcador e garantir a primeira vitória. A boa surpresa da noite foi o garoto Caio Oasks que fez dois dos gols do Grêmio, mostrando que se dedicar mais um pouco ao futebol e treinar alguns fundamentos será um grande artilheiro em Mantena, o garoto tem presença de área, se coloca bem e mostrou ter faro de gol, para o Jornalismo Mantena Online uma surpresa e já um dos possíveis destaques da competição.

Pelo lado do Esplanada a equipe sentiu a falta dos três escretes de Ipatinga que vinham atuando pela equipe, segundo o técnico Jefão as despesas estavam muito pesadas e não conseguiu patrocínio para traze-los tendo de se contentar com atletas de Galileia que não conseguiram fazer uma boa partida, Gabriel o artilheiro da equipe esteve mal e até suas belas cobranças de faltas, costumeira em todos os jogos não aconteceu motivos pelo qual a equipe foi batida pelo jovem time do Grêmio, um resultado inesperado, mas, mostrando que futebol se joga dentro de campo , dentro das quatro linhas, o que passar disso é folclore e conversa de bastidores. A boa arbitragem ficou a cargo de Valdomiro Valadão, Sidnei Carlos e Klinger Oliveira.

Guerreira Marinalva trouxe sorte ao Rio Branco
E deu Rio Branco no clássico do Bairro dos Operários no Municipal , o resultado veio premiar o esforço da equipe, mas, acreditamos também que os deuses do futebol privilegiaram a presença da guerreira Marinalva, que traz o time no coração sendo dirigente ,técnico, torcedor e amiga dos jogadores, ela este muito mal de saúde, passou por uma delicada cirurgia, mas, pediu ao esposo que a levasse ao Estádio Municipal para torcer pelo seu Rio Branco e a vitória de uma forma muito especial.

Em campo o Criciúma praticamente comandou todo o primeiro tempo, deu as cartas do jogo, o Rio Branco se defendia e buscava em uma ou outra oportunidade o gol adversário, mas, no decorrer do primeiro tempo que teve mais oportunidades e não converteu foi o Criciúma, quem não faz leva, no segundo tempo o Rio Branco veio com tudo e fez o primeiro gol aos 7 minutos com Daylon para logo depois aos 11 Felipe fazer 2×0 e selar a vitória do Rio Branco na estreia da competição. Arbitragem de Joelisson Santos com os auxiliares Felipe da Silva Pena e Moche Dayan Sales.
A sequencia da competição será na próxima terça feira no Estádio Municipal Rafael de Carvalho em Mantena.