A presença e a valorização do prefeito Valdeci Dornelas, dos vereadores e secretários municipais e o empenho e a dedicação da Diretoria, Supervisores, dos professores e alunos da Escola Estadual Professora Dioguina Augusta Santana ao evento fizeram da exibição do Documentário Contestado – A Guerra sem Tiros, de Cloves Mendes, um ato de cidadania e uma valorização da cultura e da história que estava sendo esquecida pelos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e que o Brasil ainda não conhece.
Continua depois da publicidade
Veja mais
Valorização da Cultura

A presença do prefeito de Nova Belém Valdeci Dornelas , dos vereadores e secretários municipais de Nova Belém deram o tom de importância pelo qual o Município recebeu o Documentário de grande importância no resgate da cultura e da história.
A exibição do filme Contestado, A Guerra sem Tiros, um Documentário de Cloves Mendes, neste sábado, (13), na Quadra Poliesportiva de Nova Belém ficou marcado na história do Município como um ato de Cidadania e valorização da cultura e da história que estava sendo esquecida pelos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo e que o Brasil ainda não conhece.
O Diretor da Escola Estadual Professora Dioguina Augusta de Santana desde 2019, Cleiton de Souza Araújo, a Supervisora Elizete Curty Mattedi e o Professor Paulo César falaram da importância da apresentação do filme Contestado “A Guerra sem Tiros” em Nova Belém de todo trabalho realizado e do envolvimento geral do Município.
Cerca de 350 pessoas estiveram prestigiando assistindo e participando ativamente do evento que teve além da exibição do Documentário apresentou uma Exposição sobre o Tema e barraquinhas de culinária com iguarias visando arrecadação financeira para os futuros formandos da Escola Estadual Professora Dioguina Augusta Santana.
O Cineasta Cloves Mendes foi sobremaneira honrado e recebeu homenagens especiais com direito a autografar o Livro de Presença diante de uma linda Exposição Cultural realizada pela Direção, Coordenadores, Professores e Alunos da Escola Estadual Professora Dioguina Augusto Santana que abraçou literalmente o Cineasta e a apresentação do Documentário Contestado “A Guerra sem Tiros” em Nova Belém.
“Foi uma noite muito especial, diferenciada e que honrou e muito o nosso trabalho de 12 anos na realização do filme, estou feliz com a grande presença da comunidade e pela forma como fui recebido aqui pelos alunos, professores e pelo prefeito Valdeci Dornelas, só me resta agradecer deixando o meu muito obrigado”, disse o Cineasta Cloves Mendes .
A Exposição abrilhantou a apresentação do Documentário na recepção da comunidade que antes da exibição pode entender e aprender um pouco mais do assunto desconhecido para muitos e relembrando pelos que conheciam parte da história e estiveram presentes prestigiando a noite de Gala.
Por onde passa o Documentário Contestado “A Guerra sem tiros” tem sido recebido com muito carinho com as pessoas avaliando a apresentação do filme bem como a importância para o resgate da cultura e da história das 18 cidades que fizeram parte desta época que estava sendo esquecida pelos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e que o Brasil ainda não conhece como relataram Abelardo Rodrigues de Souza, Alair Mendes e Hebe Pires Mendes.
A Direção do filme pretende apresentar o Documentário nestas 18 cidades envolvidas no Contestado e tem como fundamento principal lutar diante da política mineira e capixaba para que o assunto possa entrar na grade e no currículo escolar onde a maioria dos jovens e adolescentes ainda não conhecem a história que aconteceu com seus antepassados e que muito deles já partiram dessa vida deixando um legado que precisava ser resgatado o que vem acontecendo depois do lançamento e apresentação do filme.
Além de Nova Belém, a exibição do filme Contestado “A Guerra sem Tiros” já aconteceu nas cidades mineiras de Mantena, São João do Manteninha e Itabirinha e nas capixabas Barra de São Francisco e Mantenópolis , além da exibição na UFES – Universidade Federal do Espírito Santo em Vitória.
O próximo agendamento já acertado pela Produção do Documentário para exibição no Município de Agua Doce do Norte e no distrito de Azul nos dias 02 e 03 de setembro. Em Ecoporanga, ES, Central de Minas, Divino das Laranjeiras e Mendes Pimentel as conversações estão adiantadas podendo acontecer ainda em Setembro ou Outubro/2022.
Outras matérias