A 59ª Subseção Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Minas Gerais, a alguns dias emitiu um alerta à população sobre um golpe que tem se tornado cada vez mais comum na região: o “GOLPE DO FALSO ADVOGADO”. De acordo com relatos recebidos pela entidade, em todo o país golpistas estão se passando por advogados e advogadas para enganar cidadãos e obter vantagens financeiras indevidas.
Veja mais

O golpe geralmente ocorre da seguinte forma: os criminosos entram em contato com as vítimas por meio de mensagens de WhatsApp alegando representar escritórios de advocacia com causas em andamento. Em muitos casos, afirmam que a pessoa tem direito a receber valores referentes a ações judiciais ou acordos, mas que, para a liberação da quantia, é necessário o pagamento de taxas ou honorários antecipados. Após o depósito do valor solicitado, os estelionatários desaparecem, deixando as vítimas no prejuízo.

O presidente da OAB Mantena, Dr. Onilton Mattedi, reforça a importância de sempre verificar a veracidade das informações antes de realizar qualquer pagamento.
“Os advogados regularmente inscritos na OAB possuem registro oficial e podem ser consultados por meio do site da entidade. Se houver qualquer dúvida, é essencial buscar a confirmação das informações diretamente com o escritório de advocacia do seu advogado contratado ou com a própria subseção da OAB.”, orienta.
A OAB de Mantena também ressalta que o golpe já chegou em nossa cidade e que advogados legítimos não solicitam pagamentos antecipados de clientes sem um contrato formal e que qualquer cobrança deve ser documentada de maneira clara e transparente e, sobretudo, pessoalmente, nunca por telefone ou WhatsApp. Caso alguém suspeite de um golpe, a recomendação é procurar imediatamente as autoridades policiais e registrar um boletim de ocorrência.
A entidade reforça ainda a importância da conscientização e da divulgação de informações para evitar que mais pessoas caiam nesse tipo de fraude.
“Divulgar esse alerta é fundamental para que a população não seja lesada. É preciso desconfiar de promessas fáceis e buscar sempre informações em fontes seguras.”, conclui o presidente da OAB de Mantena.
Se você ou alguém que conhece foi vítima desse golpe, entre em contato com a OAB de Mantena para orientações e procure a polícia para registrar a ocorrência.
Outras matérias