




O Prefeito de Mantena, Gentil Mata da Cruz foi eleito sabendo das grandes dificuldades que o Município estava sofrendo, diante de oito anos de mandato do ex-prefeito João Rufino, que saiu pelas portas do fundo, diante de muitas críticas, principalmente na área da Saúde, onde o povo foi maltratado faltando remédios, exames e médicos no Pronto Atendimento…
Pelas ruas a cobrança da população requerendo uma CPI da Saúde através do legislativo municipal foi ofuscada e o pedido do povo jogado e trancado nas últimas gavetas.
Todos queriam saber sobre as verbas e convênios, enviados pelos deputados, pelos Governos Estadual e Federal, informações negadas pelo ex-prefeito e o pelo seu filho, Secretário de Saúde da ocasião.
Lamentável foi o acontecimento, o povo presente na Câmara Municipal sendo ameaçado pelo Presidente do legislativo de chamar a Polícia Militar, “manda quem pode obedece quem tem juízo”, quem conhece Mantena sabia do que estava acontecendo, muitos clamavam pelas Redes Sociais, o ex-prefeito João Rufino terminou o Governo deixando uma triste herança , e quem herdaria a situação? Escolhido pelo povo seria o Prefeito eleito Gentil Mata da Cruz.
E agora? O que fazer com a Saúde de Mantena? Quem será o Secretário escolhido pelo Prefeito? A resposta estava no bolso do Prefeito Gentil , e sua filha Kequel, pessoa de extrema confiança do prefeito, foi incumbida de herdar uma Saúde que havia perdido toda sua capacidade de atuação, com o tempo Mantena que era Polo da Saúde, foi perdendo os requisitos e os “politiqueiros” que em “conluios” passaram a ganhar as eleições em beneficio próprio, nos trouxe ao estado crítico de “pior saúde de todos os tempos”, infelizmente…
Sim, Mantena Terra Boa veio sendo sucateada durante todo este tempo, e sua história na área da Saúde merecia um momento melhor, o que estamos vendo era todos os Municípios vizinhos crescendo e melhorando e Mantena sucumbindo a homens sem escrúpulos, cada morte por falta de atendimento pelo talvez desvio de dinheiro público, com certeza ainda será cobrado de alguma forma… A cobrança sempre vem…
A era Kequel

A primeira secretária nomeada pelo Prefeito, Kequel, começou um brilhante trabalho, dentre eles, alcançou a população mais carente do Município, trabalhado com amor, e também com resposta e com atendimentos imediatos, acordou com a Direção dos Hospitais Evangélicos e São Vicente de Paulo, alinhando um novo momento de cirurgias que deixou a população muito feliz, mas, durou muito pouco, e as denúncias chegaram ao Ministério Público que requereu o afastamento da secretária do cargo, julgado e sentenciado restou a exoneração pelo prefeito e pai, que o fez com o coração triste.

Secretário Walace, não resistiu
E agora? Quem seria o substituto de alguém que estava escrevendo em pouco tempo a nova história da Saúde de Mantena, tão desejada, ansiada pelo povo pobre e humilde, o Prefeito então convidou um dos seus secretários que estava fazendo um excelente trabalho na Assistência Social, Walace, aceitou o convite e ficou sendo Secretário de duas pastas, acumulou, em pouco tempo visualizou que não daria certo e renunciou ao cargo na Saúde voltando para Assistência Social. A pergunta continuava e agora, quem vai ser o escolhido?
Chegou a vez de Murilo Valentim, vamos todos torcer juntos …

Murilo Valentim, Enfermeiro e Professor, Murilo Valentim conhece muito bem Mantena. Foi um garoto criado na Terra Boa. Frequentou a E.E. Professora Zilda Pinheiro da Silva; Pós-graduado em UTI – Unidade de Terapia Intensiva) pela PUCC Minas, um curso de especialização para profissionais da saúde, que visa aprofundar seus conhecimentos e habilidades para cuidar de paciente em estado crítico.














