Fabiano Dell Sales, de 32 anos, mais conhecido como Paçoquinha, dormia quando levou um golpe de faca na cabeça. Família contou que ele passou a viver nas ruas depois que pai morreu.

Os dois suspeitos de matar o morador de rua Fabiano Dell Sales, mais conhecido como Paçoquinha, foram presos nesta quinta-feira (17). Eles se entregaram à Polícia Civil. Segundo o delegado Rodrigo Sandi Mori, responsável pelo caso, os suspeitos saíram de casa com a intenção de “matar o primeiro que vissem pela frente”.
Continua depois da publicidade
O crime aconteceu no bairro Jardim Limoeiro, na madrugada de quarta-feira (16). As câmeras de videomonitoramento de uma loja flagraram o assassinato. Nas imagens é possível ver o momento em que dois homens andam pela calçada onde o morador dormia. Quando se aproximam da vítima, um deles dá um golpe.
https://www.youtube.com/watch?v=eoqRQHDvwMY
Morador de rua é morto enquanto dormia em calçada na Serra; veja vídeo
Continua depois da publicidade
A arma utilizada foi uma faca. As denúncias de comerciantes e imagens de videomonitoramento ajudaram a polícia a identificar os suspeitos.
Os dois homens se entregaram, segundo o delegado, após se sentirem pressionados pelas buscas constantes da Polícia Civil no bairro Jardim Limoeiro.
Em depoimento, eles confessaram o crime. A motivação surpreendeu até mesmo a polícia.
“Ambos alegam que, na data do crime, consumiram bebida alcoólica durante a tarde e, premeditados, querendo cometer um homicídio, saíram da casa onde estavam, buscaram uma faca na casa de outro, e percorreram as ruas de Jardim Limoeiro. Alegaram em depoimento que eles saíram naquela noite com a intenção de matar o primeiro que vissem pela frente”, disse o delegado.
Os dois vão cumprir prisão temporária por 30 dias, que pode ser prorrogada por mais 30.
Continua depois da publicidade
“Pegaram um morador de rua, indefeso, que não oferecia risco a ninguém, nunca teve problemas com ninguém, adorado por todos no bairro e tampouco tinham algum problema com os dois. Foi uma violência gratuita, que demonstra falta de humanidade e amor ao próximo. São covardes. Mataram um inocente”, declarou o delegado.
Depressão após morte de pai
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/k/5/hJuibrTdODTHgdtiATog/coletiva-assassinato-18.jpeg)
Irmão de Fabiano conta que ele teve depressão após a morte do pai e escolheu morar nas ruas — Foto: Reprodução/TV Gazeta
A família de Fabiano está inconformada, ele era o mais novo de seis irmãos. Ano atrás, chegou a passar no vestibular na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no curso de matemática e também a passar em um concurso público de banco, mas mudou de vida quando o pai morreu.
O irmão Marcelo Salles contou que, após essa perda do pai, Fabiano se entregou a uma depressão profunda e há dez anos escolheu morar nas ruas. Mesmo assim, mantinha contato frequente com a família.
“Ele não usava drogas, não roubava ninguém e também não tinha o hábito de pedir. Ele vendia os doces dele para tirar um dinheiro e comprar comida. Era muito tranquilo. Ficamos chocados com tamanha brutalidade”, alegou o irmão.
Fabiano também era muito conhecido e querido por comerciantes e moradores de Jardim Limoeiro. Ele vendia doces na rua, e por isso ganhou o apelido de Paçoquinha. Após o assassinato, comerciantes guardaram roupas, latas e jornais, que a vítima também vendia.

Suspeitos de matar morador de rua no ES são presos
https://www.youtube.com/watch?v=eoqRQHDvwMY