O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.
Uma demora de 20 a 25 minutos pode determinar vida ou morte do paciente, o atendimento do SAMU é cobrado pelas Redes Sociais em Mantena – Foto: PMMG/Divulgação/Redes Sociais
Gostaria de relatar aqui duas situações que presenciei nos últimos 30 dias em Mantena e que precisão urgentemente de uma atenção, que seja uma crítica construtiva e que chegue as autoridades competentes.
A poucos dias na rua Gabriel Duarte Pereira um rapaz começou a enfartar e infelizmente veio a óbito, após mais de 25 minutos tentando ser reanimado por uma enfermeira que passava pelo local, 25 minutos aproximadamente e nada do SAMU chegar.
2º caso
Ontem, (24), no centro de Mantena um rapaz caiu da escada, e ficou mais de 20 minutos no chão tremendo de dor e nada do SAMU chegar, chegou depois de quase meia hora.
Vamos lá, vale ressaltar que não é culpa dos funcionários que fazem o atendimento na ambulância, eles dependem de outras pessoas. Mais sim culpa de uma logística de atendimento absurda e mal feita que não sei quem inventou.
Ligar para GV para ser atendido em Mantena
Segundo informações PRIMEIRO tem que ligar na central de Governador Valadares, so após conseguir falar lá que eles entram em contato com SAMU em Mantena para dá início ao atendimento.
Um absurdo, haja vista que é um atendimento de urgência e emergência, antes de ter em Mantena o SAMU as ambulâncias do próprio município demorava no mais tardar nas piores das hipóteses uns 10 minutos pra socorrer.
Hoje segundo informações a ambulância da prefeitura não pode mais buscar, tem que esperar o SAMU. Então INVÉS DE MELHORAR, PIOROU DEMAIS a busca desse atendimento que deveria ser de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA.
Fica aqui o relato paras as autoridades competentes, aos vereadores que tem o poder de fiscalizar se atentarem a essa grave situação que vem acontecendo, buscando assim alguma forma de solucionar essa logística DEMORADA de atendimento, que muito das vezes um atendimento eficiente pode salvar vidas!