Vaqueiro vem decepcionando a população no comando do SAAE de Mantena

Não que temos qualquer discriminação ou diferenciação com os vaqueiros que é uma profissão de muito respeito , principalmente na região de Mantena onde a pecuária e o gado leiteiro é uma base de sustentação familiar trazendo muitos dividendos para o Município. Vaqueiro é um termo que designa no Brasil a pessoa responsável por cuidar de um rebanho de gado, de modo análogo à concepção americana do cowboy.

 

Cada macaco no seu galho e cada profissional na sua área de atuação!

A autarquia SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto que sempre foi conceituada como uma das melhores águas da região e que desenvolveu um trabalho de 30 anos para adquirir o reconhecimento da população e dos órgãos fiscalizadores do Estado de Minas Gerais, certamente devido ao comprometimento e os diretores que passaram trabalhando na autarquia, sofreu um revês impressionante no ano de 2017 quando o atual Prefeito João Rufino deu posse a um grande aliado político Paulo Abilio , notadamente um estrategista na área política, que se destacou na área da pecuária e com o tempo se arriscou no empreendimento de vendas de lotes sendo também bem sucedido, porém uma coisa é você trabalhar e construir onde tem aptidão para o negócio, onde você conhece os fatos e viveu ou vive uma vida inteira dedicada a este negócio,  no caso o pecuarista e o empresário no ramos de loteamento que  não tem atuado com desenvoltura no cargo que lhe foi oferecido, ou seja, como Diretor do SAAE, o que ficou nitidamente demonstrado com um fatos lamentáveis que aconteceram desde que o mesmo assumiu a autarquia.
De força politica grandiosa parece que o vaqueiro é intocável pelo Prefeito João Rufino, todos sabem que existia outras áreas que o mesmo poderia desenvolver com mais aptidão, com a imposição do seu nome como Diretor do SAAE quem  vem sofrendo é a autarquia e as consequências são vistas nas torneiras e nas contas de água da população de Mantena.
Se fundamentalmente em qualquer fazenda pecuarista, o vaqueiro tem sido um profissional cada vez mais difícil de encontrar, pelo menos é o que garantem os fazendeiros e criadores de gado, que afirmam faltar mão de obra qualificada no setor, mesmo com o aumento dos salários e com condições de trabalho mais atrativas, imaginem então quão difícil é encontrar uma pessoa capacitada para comandar a autarquia SAAE e pelo menos traze-la no nível em que sempre esteve.

As reclamações continua acontecendo, publicação das Redes Sociais desta segunda feira, 12/02 em Mantena

Decepções

O SAAE que antes nunca havia sido questionado na justiça, depois da efetivação do vaqueiro como Diretor já frequentou a fila do fórum na Comarca de Mantena.
Tanto que no ano passado, o Ministério Publico se viu obrigado a intervir e o SAAE  assinou TAC – Termo de Ajustamento de Conduta devido ao episódio de que no mês de abril 2017 a água ter chegado as torneiras da população extremamente turva e sem condições  nenhuma de potabilidade para consumo humano. Apenas 4 meses de gestão foi suficiente para se ver a falta de preparo, de capacidade, de conhecimento e de gestão em saneamento. Episodio ocorrido em que a água chegou amarela e suja nas casas e num período que não era de chuvas.
A população tem reclamado pois se chove falta água, se nao chove falta também. É só  observar as redes sociais e comprovar isso. Desde a criação do SAAE  nunca houve episódios assim….

Mas, afinal, o que faz um vaqueiro?

Desde 2013, a profissão de vaqueiro é regulamentada e por isso é obrigatório o registro em carteira. De acordo com a lei, o vaqueiro é o profissional apto a realizar práticas relacionadas ao trato, ao manejo e à condução de espécies animais, como bois, cavalos, búfalos, mulas, cabras e ovelhas.
A lei também define as funções de um vaqueiro que são: fazer a ordenha das vacas, alimentar os animais, preparar e treinar os animais para eventos culturais e sócio esportivos e auxiliar nos cuidados necessários à reprodução das espécies.
A rotina de um vaqueiro começa cedo, geralmente por volta das 4 da manhã, quando as vacas devem ser ordenhadas, depois ele deverá manejar os animais de forma correta e cuidar da alimentação adequada, se atentando a todas as orientações veterinárias. O trabalho é puxado e a rotina exige preparo e boa disposição.

Veja muito mais 

Depois de um ano conturbado e de muitas reclamações  SAAE faz comunicação ao povo de Mantena

População se movimenta pelas Redes Sociais “Volta Cacá” “Volta Pedro” pedindo uma troca de direção no SAAE de Mantena

A responsabilidade do SAAE frente o fornecimento de água imprópria para o consumo em Mantena

População insatisfeita com o SAAE quer desconto na conta de água em Mantena

População reclama de água suja e oleosa distribuída pela autarquia SAAE de Mantena

COMPARTILHAR