Segundo informações pode ser que as dosagens químicas que estão sendo usadas foram aumentadas em quantidade, uma técnica usada para que a cor da água possa voltar às origens, dessa maneira, além do aspecto turvo a agúa chega com uma textura oleosa, situação que precisa ser investigada e que envolve o Patrimônio Público, Defesa do Consumidor e que pode ser investigada pelo Ministério Público da Comarca.

Muitas reclamações referente ao fornecimento de água pelo SAAE de Mantena. Moradores do Bairro Santo Antônio enviaram fotos ao Jornalismo Mantena Online mostrando a qualidade da água que o bairro vem recebendo em suas torneiras, lembrando que além dos serviços gerais, esta mesma água está sendo usada pela população também para lavar roupas e fazer comida. As torneiras que estão caindo água suja não é um privilégio do Bairro Santo Antônio, chegam informações de que está assim em todos os lugares e de uma forma em geral em todos os bairros da cidade.
Choveu sábado e no Turvo desceu muito barro , porém a população reclama da água suja e desqualificada que vem recebendo do SAAE de Mantena. Segundo informações, o sistema não comportou e não teve como tratar a água, para quem acompanha os fatos existem opiniões de que deveriam ter interrompido o fornecimento imediatamente no domingo e lavado os reservatórios, mas, infelizmente este procedimento não foi realizado.
Pessoas que acompanham a autarquia SAAE relatam que nunca viram nossa água, que antes era nosso patrimônio maior, chegar com tanta lama e com este aspecto, outros acabaram relembrando que pela primeira vez Mantena ficou sem água por alguns dias, o que nunca havia acontecido no Município “é difícil ser um Diretor Presidente da autarquia, que não deve ter dia e nem hora, deve resolver suas perdas e dedicar inteiramente ao trabalho ao SAAE, isso é dedicação integral, é preciso de um envolvimento verdadeiro na causa, como se diz de “domingo a domingo” foram alguns dos relatos.