Dos quatorze prefeitos associados apenas dois compareceram para prestigiar a Prefeita Aparecidinha de São João do Manteninha. Não tem como esconder que pode ser sim um reflexo dos últimos acontecimentos na ASSOLESTE.

A 11ª Festa da Manga de Divino das Palmeiras, realizada nos dias (06,07 e 08/02) foi sucesso de público e agradou toda população do Leste Mineiro, pessoas de todas as cidades circunvizinhas compareceram para prestigiar a festa que já esta se tornando tradicional na região, mas, parece que quem não prestigiou mesmo foram os prefeitos que fazem parte da ASSOLESTE – Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas, com a presença de apenas dois prefeitos dos quatorze que fazem parte da associação, compareceram apenas o prefeito de Divino das Laranjeiras, Maicon Brito e o Presidente e Prefeito de Central de Minas, Genil Mata da Cruz.
Desde o dia 30 de Janeiro de 2015, quando aconteceu a Assembleia Geral Ordinária convocada pelo recém eleito presidente Genil Mata da Cruz, prefeito de Central de Minas, que teve como pauta do dia a permanência ou não do secretário executivo Jupiaci Ramalho, que praticamente trabalhou desde a fundação da ASSOLESTE , ocasião que os prefeitos mais uma vez se dividiram, já havia acontecido na votação para presidente, o clima ficou tenso entre os prefeitos que com discursões acaloradas proporcionaram um racha jamais visto na ASSOLESTE.
Nesta reunião, que terminou empatada em 6 votos, ficou decidido pelo Presidente com voto de minerva que Jupiaci Ramalho deixaria a ASSOLESTE, fato contestado pelos prefeitos que defendiam a permanência do Secretário Executivo. Com algumas situações que se apresentaram e sem concordância de ideias alguns prefeitos não assinaram a ata da assembleia e devem recorrer pedindo a invalidade da votação na justiça.

Um outro fato deixou alguns prefeitos e a população da região perplexos quando no mesmo dia da votação da permanência ou não do secretário executivo Jupiaci Ramalho no cargo, as chaves foram trocadas pelo presidente, que no termino do dia mandou passar um cadeado no portão principal , algo nunca visto e que fluiu negativamente diante da imprensa e dos próprios prefeitos.
Diante de todos os fatos esperava-se como de praxe e como sempre acontece a presença de mais prefeitos na 11ª Festa da Manga, mas, os prefeitos esperados não compareceram, ausências que foram sentidas por quem sempre acompanhou as festas da região quando todos os prefeitos faziam questão de participar e apoiar ao colega. Perguntas então começaram a surgir no meio politico: Por que os prefeitos não apareceram em massa para prestigiar a festa da Prefeita Aparecidinha ? Existe mesmo o racha dentro da ASSOLESTE?
Nos bastidores comenta-se que o atual presidente iria procurar todos os outros prefeitos pedindo para que permaneçam na associação, uma situação delicada, mas, já se sabe que nem todos vão permanecer podendo de alguma forma abalar as futuras reivindicações que beneficiam a região, pois, quanto mais a participação e a união dos prefeitos mais a entidade sai fortalecida, quanto menor, mais fraca e menos fortalecida.