Logo após a decisão do prefeito em exonerar Dr. Jânio Assis e toda sua equipe, os vereadores Anderson Branca de Neve e Genivaldo Assis, que queriam a manutenção do secretário por pelo menos mais 60 dias não compareceram na reunião da Câmara Municipal realizada nesta sexta feira, (2), uma atitude muito comentada e que acabou sendo visto por muitos como uma retaliação pela insatisfação ou um aviso de um futuro posicionamento político.

A decisão de exonerar o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Jânio Assis, nesta sexta feira, (2), pode ter causado um impacto político negativo para a administração do Prefeito João Rufino, embora a população tenha dado uma resposta positiva pelas Redes Sociais e em sua maioria esmagadora tenha aprovado a decisão do prefeito e até mesmo comemorado a troca realizada pela administração, a decisão pode ter gerado futuras dificuldades em relação ao grande apoio existente por parte dos vereadores na aprovação de Projetos de Leis e Decretos, será de um impacto sem tamanho e com consequências inimagináveis se os vereadores Anderson Branca de Neve e Genivaldo Assis mudarem sua postura definidas até hoje ao lado do prefeito e partirem para fazer a partir de agora uma oposição no legislativo mantenense.
A decisão do Vereador Anderson Branca de Neve em entregar o cargo de líder do Prefeito na Câmara Municipal de Mantena foi surpreendente e até aquele momento ninguém poderia imaginar o que se passava na cabeça do vereador que até então vinha fazendo um trabalho impecável como líder do prefeito, a decisão de sua saída como líder já pode ter sido pela visualização do que estava para acontecer com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Jânio Assis, porém como são assuntos internos e que são discutidos nos bastidores políticos não foram totalmente esclarecidos para população que mesmo de longe tem acompanhado o desenrolar dos fatos em Mantena.
Veja mais
http://mantenaonline.com.br/anderson-branca-de-neve-passa-o-bastao-para-gilberto-da-aposentadoria-novo-lider-do-prefeito-joao-rufino-na-camara-municipal-de-mantena/
Diante destes fatos algumas situações políticas estarão se estreitando para o Prefeito João Rufino, a decisão pela exoneração do secretário de saúde de uma forma ou de outra passou pela Câmara Municipal que tem eleições para presidência previstas para dezembro e embora seja aparentemente ainda muito o nome de dois vereadores, Anderson Branca de Neve e Sargento Ricardo, que até o dia de hoje apoiam irrestritamente o Prefeito, surgem como candidatos e todos sabem que quase sempre ganha o candidato que o gestor coloca suas mãos devido a sua grande influência, um outro futuro político que também pode causar dores de cabeça ao executivo mantenense.
Veja mais
http://mantenaonline.com.br/ocimar-rufino-assume-interinamente-como-novo-secretario-de-saude-em-mantena/
Entenda o caso
Companheiro do Prefeito João Rufino, Dr. Jânio Assis foi blindado e protegido politicamente durante todo este tempo pelo ex-líder do Prefeito na Câmara Municipal, Vereador Anderson Branca de Neve, do qual é um grande amigo, e pelo vereador Genivaldo Assis que tem parentesco com o ex-secretário, segundo informações não oficiais os dois vereadores ainda lutaram até o último momento pela manutenção do médico como secretário por mais 60 dias, porém, não conseguiram devido ao péssimo momento pelo qual atravessa a pasta em Mantena.
O Prefeito Municipal João Rufino não deu seu aval e entendeu que este era o momento certo para exoneração do secretário, cargo que exerceu por quatorze meses no Município. Uma decisão considerada por muitos como necessária e também de grande coragem política, dando uma resposta para população e demonstrando sem sombras de dúvidas o seu compromisso com Mantena.