O Jornalismo Mantena Online vem acompanhando as apresentações da já tradicional Feira de Artesanato e Gastronomia de Mantena e esteve presente na Praça da Matriz nesta quinta feira, (5), constatando uma decaída muito grande no público que participava semanalmente do evento. Em conversa com as pessoas dois foram os possíveis motivos detectados para o fato , o primeiro a falta de trabalhos e barraquinhas de artesanato e o outra a pouca oportunidade para os cantores da terra.

Continua depois da publicidade
Criada pelo ex-prefeito Wanderson Coelho, a Feira de Artesanato e Gastronomia de Mantena foi um sucesso nas mãos da ex-vereadora Marinete Maria que era a secretária de Cultura da época onde atuavam cerca de oito barraquinhas de artesanatos e os cantores da terra tinha privilégio de se apresentar valorizando a cultura do Município.
Nas matérias abaixo você pode relembrar a participação e a presença dos artesões e dos cantores da terra.
Veja mais
http://mantenaonline.com.br/feira-de-mantena-e-sucesso-absoluto-e-ja-e-copiada-por-outras-cidades-da-comarca/
http://mantenaonline.com.br/feira-de-artesanato-valoriza-prata-da-casa-e-nofrim-adao-sao-atracoes-em-mantena/
Continua depois da publicidade
Decaída
Com a mudança da política e com a chegada de um novo Governo a Feira de Artesanato e Gastronomia sentiu uma grande diferença no comando e chegou até mesmo a não funcionar nos meses finais do ano de 2017, com o Secretário de Cultura alegando a falta de segurança e de contingente policial para efetivamente dar continuidade ao Projeto que desde a sua criação encantou os mantenenses e a população de toda região, sendo que na época algumas cidades vizinhas como Central de Minas e Barra de São Francisco copiaram o modelo e também instituindo a Feira em seus respectivos municípios.
Diante dos fatos e da situação de abandono da Feira de Artesanato e Gastronomia o Prefeito Municipal João Rufino mudou o comando entregando ao ex-vereador Mauro Lúcio Pereira a Secretaria de Cultura que desde que entrou vem fazendo um trabalho de recuperação da Feira, porém sem ainda conseguir um êxito maior, é decaída é nítida e quem frequenta a Feira hoje observa a diminuição do público em relação aos anos de sua criação e efetivação no Município e dois motivos podem estar fazendo a diferença neste instante, a presença dos artesões com suas barracas de mercadorias de artesanato e a ausência de apresentações dos músicos e cantores da terra. Quando foi criada a Feira tinha três referenciais, a presença da culinária, dos artesanatos e dos cantores da terra.
Continua depois da publicidade
Quem observar nos cartazes de apresentação e na divulgação da Feira por parte da Secretária de Cultura vai ver uma frase em todas elas dizendo “ A Feira esta com vagas limitadas para novas barracas”, como assim ? Nesta quinta feira, (5), não tinha a presença de nenhum artesão, nenhuma barraca de artesanato, as duas que estavam instaladas estavam sem ninguém no escuro e fechada, como assim vagas limitadas?
Veja mais
http://mantenaonline.com.br/populacao-revoltada-com-a-paralisacao-da-feira-de-artesanato-e-gastronomia-em-mantena/