Minas Gerais terá nova onda de calor intensa nos próximos dias; saiba quais cuidados tomar

Entre as orientações de especialistas diante de um período de calor extremo, a primeira e mais importante é: beber muita água. Manter-se hidratado ajuda o corpo a suar e manter uma temperatura corporal normal. Confira outras dicas:

Você piscou, e a trégua do calor acabou. É que uma massa de ar excessivamente quente deve atingir Minas Gerais nos próximos dias, registrando temperaturas altas, inclusive ao redor dos 40ºC ou com termômetros marcado até temperaturas acima.

As  perspectivas e previsões   são de nova onda de calor, o tempo abafado e de muito calor  acontece neste momento em  Mantena, porém  para o mês de dezembro a chuva média esperada é  de 203 mm na cidade. Até o dia 11, já choveu 6 mm em Mantena em dezembro/2023, o que representa  apenas  3% da média normal para o mês. Foto: Marcos Paixão/Redes Sociais

Continua depois das publicidades

Veja mais 

Barra de São Francisco de Luto faleceu o radialista e desportista João Profiro “O Brasil quer ouvi-lo João Profiro” e “Tá na Barra , tá na benção”

Nos últimos meses, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou temperaturas acima da média histórica nos meses de julho a novembro. Foto: Mantena – MG –  Marcos Paixão/Redes Sociais

Minas Gerais é um dos vários estados que vai enfrentar uma nova onda de calor, conforme previsão da MetSul Meteorologia. O Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste terão “marcas muito acima da média histórica de dezembro.”

O ano de 2023 foi considerado o mais quente em 174 anos de medições meteorológicas, com uma temperatura da superfície global 1,4°C acima da média de 1900. Uma das explicações é a influência do fenômeno El Niño (elevação da temperatura dos oceanos).

Além disso, outros fatores têm contribuído para a ocorrência de eventos cada vez mais extremos, três gases de efeito estufa registraram crescimento constante neste ano, tornando o cenário mais preocupante pois aumenta a temperatura global da superfície.

Saiba quais cuidados tomar durante período de temperaturas extremas

Entre as orientações de especialistas diante de um período de calor extremo, a primeira e mais importante é: beber muita água. Manter-se hidratado ajuda o corpo a suar e manter uma temperatura corporal normal. Confira outras dicas:

  • Usar roupas folgadas e leves
  • Proteger-se contra queimaduras solares
  • Ao ar livre, use chapéu de abas largas e óculos de sol
  • Não permanecer em um carro estacionado sob o sol
  • Atenção aos sinais e sintomas da insolação, como estado mental confuso, fala arrastada, delírio, convulsões, alteração na sudorese, náusea, vomito, dores de cabeça, pele avermelhada, respiração rápida e superficial. O pulso atinge frequência cardíaca de corrida.

Estresse ao calor

Além do mau estar físico, especialistas da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) explicam que manter o corpo em 36ºC é o ideal para evitar o chamado estresse térmico.

“O termo estresse ao calor é quando o corpo é exposto a altas temperaturas, que poderiam elevar o organismo até 40ºC, um limiar crítico para o corpo. Quando o organismo atinge esses 40ºC, os órgãos podem começar a disfuncionar ou até parar de funcionar, e levar a pessoa à morte. Por isso, se proteger do calor e investir em Políticas Públicas ambientais é essencial”, explica o médico da família, Enrique Barros.

Segundo o especialista, o estresse por calor pode ser mais grave em pessoas com doenças crônicas, pessoas que tomam remédios que podem afetar a adaptação ao calor extremo, além de idosos e crianças. A médica Mayara Floss reforça que beber bastante água é essencial.

“Os sintomas do estresse por calor podem ser: dor de cabeça, tontura e confusão, perda de apetite e sentir-se ‘fraco’, transpiração excessiva e pele pálida e pegajosa, cãibras nos braços e pernas, aumento da frequência respiratória ou cardíaca, pressão baixa, temperatura corporal de 38°C ou acima, sede intensa”, explica.

Edição: Lucas Negrisoli/BHAZ/Amanda Serrano

Outras matérias 

Prefeitura de Itabirinha faz complementação da pavimentação na Rua Santo Antônio na Boa União, realizando sonhos e dando dignidade aos moradores …

RECENTES