O Promotor Dr. Paulo Elias Severgnini Mendes Júnior informou que “prefere atuar preventivamente , contribuindo para que se evitem os atos viciosos das eleições” reafirmando que as recomendações são “instrumentos de orientação que visa antecipar-se ao cometimento do ilícito” e evitar a imposição de sanções, muitas vezes graves e com repercussão importantes na candidatura.

Continua depois da publicidade
Através de ofícios direcionado ao Site Mantena Online, o Promotor Eleitoral da 169ª Zona Eleitoral, Dr. Paulo Elias Severgnini Mendes Júnior, recomendou aos órgãos de imprensa (rádio, TV, jornais e revistas) com circulação nesta Zona Eleitoral da Comarca de Mantena, dentre outros, que se abstenham de fazer propaganda eleitoral de pré candidatos, de pesquisas fraudulentas e divulgação de enquetes antes de 16 de agosto, sob pena ou para evitar a imposição de sanções, muitas vezes graves e com repercussão importantes na candidatura.
Com direcionamento ao Jornalismo Mantena Online, o Ministério Público recomendou:
- Que, no editorial e no noticiário, se abstenha de fazer propaganda eleitoral de pré candidatos, candidatos, partidos ou coligações, limitando-se à manifestação do pensamento político, que pode incluir a divulgação de pré-candidaturas, de qualidades pessoais e profissionais de pretensos concorrentes e de ações por eles empreendidas e a empreender;
- Que abstenha da veículação, antes de 16 de Agosto, de qualquer matéria paga (por pré-candidatos, partido ou terceiros, ou mesmo suportada pelo próprio Jornal), que contenha a divulgação da pré-candidatura, das qualidades pessoais e profissionais do pré-candidato ou das ações por ele empreendidas ou a empreender, com ou sem pedido de voto:
- Que todos os seus articulistas, redatores e colaboradores sejam cientificados a também adotarem tais cautelas.