Termo de Cooperação foi assinado nesta segunda-feira (2). Paulo Hartung e Sebastião Salgado participaram do encontro.
A iniciativa é uma parceria do Instituto Terra com o governo do estado e envolverá 500 propriedades rurais, que também serão contempladas com a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e com o fornecimento e instalação de uma fossa séptica em cada uma delas.
A região do Vale do Rio Doce sofre com a escassez de água e o rio contribui para a manutenção e desenvolvimento de 230 municípios, sendo 28 deles localizados em território capixaba. Nesta primeira etapa da parceria estão previstas a recuperação de mais de 5 mil nascentes, 4 mil em Minas Gerais e 1 mil no Espírito Santo, executada pelo Projeto Olhos D’Água. A recuperação tem início em 2015 e a previsão é de que até 2019 as nascentes da porção capixaba tenham sido recuperadas.
“Atualmente existe tecnologia que permite recuperar nossa natureza. Podemos refazer o planeta e recuperar a natureza, mas para isso é necessário fazermos juntos com a sociedade empenhada e ultrapassando limites e desafios”, disse o vice-presidente do Instituto Terra, Sebastião Salgado.
O governador Paulo Hartung ressaltou que o poder público não pode ficar inerte diante da crise hídrica e que o convênio assinado entre o Poder Executivo Estadual, iniciativa privada e o terceiro setor é uma demonstração de esforço e atuação conjunta em busca das soluções necessárias.
“A dura crise que enfrentamos enseja algumas oportunidades e temos que aproveitar esse período de mobilização para fazer os debates necessários. Pretendemos avançar na produção de água no Estado e para isso será necessário avançar nas políticas ambientais.”, destacou o governador.
Outras ações previstas pelo documento incluem ainda o monitoramento da qualidade e da quantidade de água em 200 nascentes e o estabelecimento de parcerias para a implantação de um viveiro de produção de mudas da Mata Atlântica em Colatina, região Noroeste do estado, com o objetivo de atender a projetos e ações de recuperação da cobertura florestal na porção capixaba do Vale do Rio Doce.
