Com realização da Secretaria Municipal de Cultura o 2ª Arraiá Cultural nesta sexta feira, (3), recebeu as Comunidades Nossa Senhora das Graças , São Francisco de Assis e Nossa Senhora Aparecida que abrilhantaram o evento dançando quadrilha.
Enquanto a fogueira queimava em fogo ardente no pau de sebo a galera se divertia com a tentativa dos corajosos em buscar o prêmio em meio ao escorrega-escorrega, no palco William se apresentou com o melhor do forró.
Continua depois da publicidade
Quadrilha
A quadrilha, dança típica das festas juninas brasileiras, é carregada de referências caipiras e matutas. Mas sua origem vem de muito longe. A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais.
As Comunidades Nossa Senhora das Graças (1ª colocada), São Francisco de Assis (2ª colocada) e Nossa Senhora Aparecida(3ª colocada) abrilhantaram o evento dançando quadrilha e foram agraciados com troféus e prêmio em dinheiro entregues pelo Vereador Sargento Ricardo, vice-presidente da Câmara Municipal e pelo Prefeito Municipal João Rufino.
Continua depois da publicidade
Tradição do pau de sebo
Uma das mais tradicionais brincadeiras juninas nos primórdios da festa é o pau de sebo. Nesta sexta-feira (3), diante de muito escorrega-escorrega vários adolescentes e jovens tentaram buscar as premiações que estavam no topo do pedaço de madeira com cerca de seis metros de altura.
A premiação para cada um dos vencedores era de R$ 50. Os participantes tinha que chegar no topo da estaca de madeira ensebada, porém depois de muitas tentativas não conseguiram ficando os prêmios acumulados para o próximo ano.
Continua depois da publicidade

Fogueira
De origem europeia, as fogueiras joaninas fazem parte da antiga tradição pagã, de celebrar o solstício de Verão. A fogueira do dia de 24 de Junho, tornou-se pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João, o santo celebrado nesse mesmo dia. Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João europeias.
Uma lenda católica, cristianizando a fogueira pagã estival, afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do Verão Europeu, tinha as suas raízes num acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Esta teria de fazer uma fogueira no cimo do monte, para avisar que estava prestes a nascer o seu filho ( João Baptista); assim Maria iria em seu auxílio.
Continua depois da publicidade

Forró
A música do 2º Arraiá Cultural foi comandada pelo cantor Willian conhecido em toda região como “O melhor do forró” com músicas variadas que fizeram aqueles que gostam dançar ao som do chamado arrasta-pé e bate-chinela.
O Forró é uma festa originária da Região Nordeste do Brasil, bastante popular e comum, especialmente nas festas juninas. O nome da festa forró é usado para nomear distintos gêneros musicais como o baião, o arrasta-pé, o xaxado e o xote, por isso quem não conhece suas histórias, as confundem com um gênero único.
Continua depois da publicidade
Veja mais
Veja as fotos com Exclusividade Mantena Online: