A Prefeitura de Governador Valadares anunciou na tarde desta segunda-feira (11/01/2016) que a queda na arrecadação municipal e no repasse de recursos via Governo Federal gerou uma crise nas contas públicas. Segundo a Prefeitura, devido receita menor que o previsto, parte servidores receberão o salário na quinta-feira (14).

A Educação também vem sofrendo com a diminuição de recursos. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2015 já é menor que o de 2014, em R$ 7 milhões. Desta forma, a folha de pagamento dos servidores da Secretaria Municipal de Educação (Smed) – exceto os Auxiliares de Serviços Públicos – e os cargos comissionados da Prefeitura receberão seus salários até a próxima quinta-feira, dia 14, e não hoje como todos os outros servidores. Entre os cargos comissionados estão a prefeita, os secretários e sub secretários, os diretores, gerentes entre outros.
Somado a tudo isto, nos últimos dois meses, a situação se agravou com gastos extras em função da tragédia da lama no rio Doce, prejuízos que a Prefeitura vem cobrando insistentemente da Samarco. São despesas com hora extra de servidores; gastos com a merenda escolar que teve que ter seu cardápio alterado por conta da situação de emergência da água, e até um aumento de 15% no volume de lixo em função da grande quantidade de garrafas plásticas de água mineral distribuídas na cidade. Mais quantidade de lixo recolhido significa valor maior a ser pago porque a conta é feita pelo volume.”
Fonte: Aconteceu no Vale