O auditório Deputado Zé Henrique na ASSOLESTE recebeu diversos segmentos da sociedade regional para encontro de unificação de necessidades e objetivos da região que será apresentada em Fórum Regional Rio Doce que será realizado em Governador Valadares. A criação da Delegacia Regional e Companhia Especial da Polícia Militar em Mantena foram as principais propostas apresentadas.

Nesta quarta feira, (12/08), integrantes de movimentos sociais e sociedade civil da região se reuniram para indicar as prioridades dentro dos cinco eixos de ação definidos pelo Governo do Estado. O objetivo desta etapa foi apontar os problemas e as necessidades da região por meio do Diagnóstico Territorial. Para facilitar o apontamento das demandas, os participantes preencheram o Formulário de Diagnóstico Territorial, que foi dividido em cinco tópicos: Desenvolvimento Produtivo Científico e Tecnológico, Infraestrutura e Logística, Saúde e Proteção Social, Segurança Pública e Educação e Cultura.
Os Fóruns Regionais de Governo são um novo modelo de gestão no Estado e foi criado para dar voz à sociedade para que se manifeste em busca de soluções específicas para as diferentes localidades de Minas Gerais. Para isso, o estado foi dividido em 17 Territórios de Desenvolvimento, com uma sede em cada um.
Neste primeiro ano serão levantadas as prioridades das regiões e, a partir de 2016, os encontros servirão como canal de diálogo permanente entre a administração pública e a sociedade civil. As secretarias de Estado de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) fazem a coordenação do projeto.

Um comerciante que esteve presente ao evento falou sobre duas das principais reivindicações e propostas da população mantenense “A reunião de preparação para o Fórum Regional foi muito boa. Oportunidade impar de apresentação das propostas. Para a área de segurança pública temos que mobilizar mais pessoas para comparecimento em Governador Valadares na segunda fase, pois, tudo dependerá de votação das propostas de criação da Delegacia Regional e Companhia Especial da Polícia Militar”, esclareceu.
“Nossa região precisa, todos unidos seremos mais, não vamos deixar esta chama apagar, a cada dia mais vamos unir forças para que nossos objetivos sejam alcançados” conclamou outro comerciante.