
O Secretário Municipal de Saúde, Ocimar Rufino, estava feliz com o resultado de 78% de vacinação contra o sarampo e a poliomielite com o público alvo de crianças de 1 ano e menores de 5 anos, porém relatou que o objetivo é conseguir 100% “Precisamos trabalhar muito, essa semana vacinaremos nas escolas da cidade, nos distritos conseguimos alcançar nossa meta”.

Continua depois da publicidade

A Campanha desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Mantena contra a Poliomielite e o Sarampo atingiu a 78% do público-alvo, de acordo com Ocimar Rufuno, Secretaria Municipal de Saúde, esta é a última semana da campanha de vacinação e quem ainda não foi vacinado deve procurar o Posto de Saúde ou PSF para atualizar o cartão evitando assim o sarampo e a poliomielite ” Nos distritos estamos com a meta alcançada e aqui na cidade vamos trabalhar muito nesta semana para que possamos alcançar nossas metas, pois ainda estamos com um índice menor, pedimos aos pais e responsáveis que estejam levando os filhos para vacinação, pois é a melhor prevenção contra as doenças, durante toda esta semana os servidores da área da saúde estarão atendendo das 7 as 17 horas no Posto de Saúde ou PSF, estaremos também vacinando as crianças nas escolas aqui da cidade”, relatando o trabalho que vem sendo realizado.
A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 100% das crianças do Município independentemente da situação vacinal deles e criar uma barreira sanitária de proteção da população mantenense.
Continua depois da publicidade
A campanha tem por objetivos:
- Vacinar quem nunca tomou a vacina;
- Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas;
- Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).
Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose, acontece de quatro em quatro anos a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.
Quem deve ser vacinado?
- Contra a poliomielite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.
- Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
- Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.