Ex-conselheiro do Tribunal de Contas teve a prisão determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Por G1 ES
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/09/23/valci-4603460.jpg)
Conselheiro do TC-ES, Valci Ferreira, foi condenado pelo STJ (Foto: Gustavo Louzada/ Arquivo A Gazeta em 06/12/2005)
O ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Valci Ferreira, foi preso na manhã desta sexta-feira (9). Ele estava foragido desde outubro de 2017, quando a prisão dele foi determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Valci está na Penitenciária de Segurança Média I, em Viana.
Valci e José Carlos Gratz – que se entregou em novembro de 2017 – foram condenados por irregularidades na administração estadual dos anos entre 1997 e 2001. Valci foi condenado a 10 anos de prisão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.
Entre as irregularidades praticadas por Valci e Gratz, segundo o Ministério Público, está o desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro para dissimular a origem ilícita de recursos desviados da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) informou que Valci se apresentou na sede do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc), em Vitória.
Ele foi levado para o Departamento Médico Legal (DML) para fazer exames e depois encaminhado à Penitenciária de Segurança Média I, em Viana, segundo a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) .