O zagueiro artilheiro Ricardo Guerra foi um dos grandes destaques do Vila Nova Atlético Clube na conquista invicta da Taça Cidade Mantena 2022. Veja toda trajetória do atleta que trocou o profissionalismo pela alegria do casamento e da paternidade.
Com um chute certeiro de canhota, bom de cabeça e de um excelente posicionamento defensivo, o craque de muita habilidade sentiu na pele do glamour das vitórias ao ostracismo de uma contusão que quase lhe tirou dos gramados…
Continua depois da publicidade
Veja mais

Residente na pequena São João do Manteninha, Leste de Minas, a trajetória do zagueiro Ricardo Guerra começa em 2010 quando foi até Sabará jogar pelo Siderúrgica a Taça Belo Horizonte de base, logo depois mudou-se com sua família para Mantena quando depois de uma peneira vestiu pela primeira vez a camisa do tradicional Volante Esporte Clube.
VOLANTE DE MANTENA

Na tradicional equipe grená de Mantena Guerra conquistou dois títulos regionais jogando como lateral esquerdo, antes atuava jogando no meio campo, depois de uma rápida adaptação atuou com desenvoltura sendo um dos grandes destaques do plantel que revelou atletas como Matheus Bidick e Stênio Garcia, dentre outros para o cenário do futebol regional.

No ano seguinte 2011 depois das conquistas e da afirmação pelo Volante Esporte Clube de Mantena o zagueiro aportou na base do Real Noroeste Capixaba e no mesmo ano subiu para treinar com os profissionais sendo titular da equipe conquistando o título de Campeão da Copa Espirito Santo com apenas 17 anos.

Depois da conquista da Copa Espírito Santo não conseguiu acertar seu contrato com os Merengues Capixabas e despertou a atenção de empresários sendo direcionado para testes no Ituano Futebol Clube de São Paulo assinando o seu primeiro contrato profissional com a validade de dois anos onde disputou um Paulistão e uma Copa Paulista.
Cigano da bola
Muito novo Ricardo Guerra começa uma vida de “cigano” no futebol defendendo as cores do Capivariano em Capivari São Paulo onde disputou um Campeonato Paulista Sub 20 voltando ao Espírito Santo em 2013 para jogar no Vargem Alta retornando ao futebol amador sendo Campeão da Taça Cidade e Regional pelo Flamenguinho de Mantena.
Em 2015 mudou de Estado e foi apresentar o seu belíssimo futebol no Andraus Brasil do Paraná onde disputou um Campeonato Paranaense 2° divisão (Gauchão). Dali no ano seguinte em 2016 vestiu a camisa do SER Panambi no Rio Grande do Sul disputando um Campeonato Gaúcho da 2° divisão.
DECEPÇÃO /CASAMENTO/UM CAMPEÃO NO AMADOR
Apesar do seu grande amor e dedicação ao pelo futebol as decepções começaram a aparecer quando por falta de pagamentos e acertos das equipes contratantes se decepcionou e decidiu para de atuar profissionalmente.
Em 2017 confirmou o namoro e noivado e subiu ao altar para o matrimônio com Géssica Ferreira de Oliveira com quem continua casado “Graças a a Deus”, agradece.
No ano de 2018 o zagueiro Ricardo Guerra experimentou o ápice da carreira amador e o glamour dos tapinhas nas costas quando jogou 11 finais de campeonatos ganhando 9 sendo o melhor ano de sua carreira no futebol amador onde envergou camisas tradicionais como Internacional de Vargem Grande, Eucalipto de Resplendor e Monte Castelo de Nova Venécia, dentre outras.

CONTUSÃO /AFASTAMENTO DOS GRAMADOS/NASCIMENTO DA FILHA
Depois de se consagrar atuando como zagueiro Ricardo Guerra sofre uma séria contusão no joelho depois de uma dividida forte com lesão nós meniscos e rotura total do LCA começava ali a sina de dor e tristeza que foi superada com muita força de vontade e fé em Deus.
Sua operação se deu em Maio de 2019 em Ipanema MG , Guerra teve ajuda de várias pessoa, em especial do vereador Danilo Lima de São João do Manteninha através do Secretário de Saúde de Governador Valadares, Eles Cândido, duas pessoas que ele faz questão de agradecer juntamente com o profissional Alexsander (Sandro) Clinica de Reabilitação (CRAFA) em Mantena.
Foram dois anos de recuperação onde os verdadeiros amigos se aproximaram e ajudaram financeiramente em momentos difíceis, a melhor notícia e que ajudou em sua superação foi o nascimento da sua princesa Stella Oliveira Guerra Aguis, como ele costuma falar “aí então não me interessou mais o futebol profissional, hoje ela já tem 1 aninho”.
Mesmo decidindo abandonar o futebol profissional em 2021 o zagueiro Ricardo Guerra ainda recebeu uma proposta do Serra-ES e até começou os treinamentos, porém não houve acerto financeiro e para alegria do Vila Nova de Mantena ele voltou ao futebol amador onde se preparou com dedicação mostrando seu talento de novo nos gramados despertando interesses de outras equipes sendo no ano de 2022 Bicampeão com Rancho Fundo disputando a Copa Norte 2022 no Espirito Santo.
Com a equipe do Sabor Artesanal de Engenheiro Caldas está nas semifinais se destacando no Vila Nova em Mantena onde acaba de ser Campeão Invicto da Taça Cidade Mantena 2022.
PARABÉNS /SUA VIDA É DESTAQUE
Guerra continua sua trajetória escrevendo sua história no futebol com grande performance, ele literalmente deu a volta por cima e fechou com mais três equipes onde atua “boleirando” recentemente acertou com o Olaria em Resplendor; Paulista na Libertadores ES e Vargem Alegre em São João para alegria dos seus amigos e dos seus principais torcedores seus pais Laurindo Pereira Aguis e Simone Elias Guerra Aguis e seus irmãos Matheus Guerra e Nathalia Guerra.
Outras matérias