Texto base Mateus 4:1-11
A paz do Senhor a todos…
*Por Rogério Augusto

ANUNCIOU – VENDEU
Na Geografia deserto é uma zona árida, com precipitações atmosféricas irregulares ou escassas, vegetação inexistente ou rara e relevo formado pela alteração de determinadas rochas, ou seja, um lugar de muito calor ao dia e muito frio pela noite.
É comum o povo de Deus relatar que “esta passando pelo deserto”, porém é necessário entendermos este “lugar” e os seus efeitos na vida do homem que deseja servir a Deus.
Continua depois da publicidade
A primeira situação que vemos em Matheus Capitulo 4 no seu primeiro versículo é que Jesus foi levado ao deserto pelo Espírito, justamente para ser tentado pelo diabo “Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo”.
Deus tem um Projeto para a vida do homem e a permissão do Espírito Santo para que você esteja no deserto é justamente para que você possa ter uma experiência de definição e a prova mais difícil é enfrentar o inimigo de nossa alma, lembramos sempre quando Deus chama ele capacita, porém é preciso que o servo do Senhor esteja preparado para este momento para que possa entrar no Projeto que Deus tem para sua vida.
A prova do deserto veio justamente depois que Jesus Cristo estava buscando intimidade com Deus para passar todo um processo que era necessário para vencer a morte “Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome”.
Para vencermos a morte em Cristo Jesus também teremos de buscar intimidade e como homem também teremos fome das coisas deste mundo, porém temos de entender que a fome do homem, a minha fome , a sua fome somente a Palavra de Deus pode saciar, o tentador se aproximou e lançou o desafio “O tentador aproximou-se dele e disse: “Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães”.
Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’”.
Continua depois da publicidade
A revelação
O diabo então não ficou satisfeito e procurou tirar de Jesus Cristo todo Projeto de Vida Eterna que existia por parte de Deus, o Projeto era morte de cruz, se não acontecesse a morte de cruz Jesus Cristo não estaria cumprindo o Projeto de Deus. Se não crucificarmos nossa carne não estaremos cumprindo o Projeto de Deus para nossa vida.
Quando ele atenta ao Mestre para buscar a própria morte naquele deserto ele estava tentando minar o Projeto, uma morte naquela situação se atirando da parte mais alta do deserto poderia ser “suicídio” e como todos sabem a bíblia relata que aqueles que cometem tal ato não conseguiram a eternidade e a preciosa salvação de Deus.
“Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse:
“Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’”.
Trazendo para nossos dias atuais Deus permite que você entre no deserto para que entenda o Projeto de Deus e também faça a sua escolha, ou você entende o Projeto de Deus para sua vida através da Palavra e da decisão de morte de Cruz com Jesus Cristo ou vai perder a salvação. No deserto você tem que tomar uma decisão de seguir a Cristo ou padecer neste mundo sem a salvação.
Continua depois da publicidade
Quando Jesus Cristo diz que é O Caminho… é necessário entender que vamos passar os mesmos percalços e também vamos subir à Cruz com Ele, temos de crucificar nossa carne, escolher servir ao Senhor no Deserto é um passo importante para ser honrado por Deus.
No Deserto Deus te vira do avesso, o choro vem, a tristeza vem, a dor vem, é como se fosse o calvário de Jesus Cristo para vencer a morte, é uma resposta do homem para Deus afirmando o seu compromisso em fazer o IDE de Deus.
Depois desta prova e de ter vencido o deserto, todas as vezes que você for chamado pelo seu Pastor para louvar ou pregar a Palavra de Deus você estará mostrando ao inimigo a sua resposta no deserto, eu canto hoje para o Senhor porque venci a luta no deserto, eu prego hoje a Palavra do Senhor porque venci a luta no deserto, ou seja, quem te viu na prova vai dar glória a Deus pela sua vitória, lembrando sempre que ninguém passa na prova do deserto para ficar enfeitando banco de igreja, é preciso se deixar usar reafirmando a cada dia para o inimigo que você venceu a prova e vai morar com Deus na eternidade.
Continua depois da publicidade
Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? -Marcos 8:36
Jesus Cristo tinha uma Palavra certa para o diabo “Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus. Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor”.
E lhe disse: “Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar”.
Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’”.
Existe um momento muito especial para o servo de Deus depois da prova do deserto, neste mesmo percurso em que decidimos “crucificar” nossos pecados em Jesus Cristo, acompanhamos que Ele morreu, porém ressuscitou, subiu ao céu no terceiro dia e vai voltar para buscar aqueles que juntamente com Ele se colocou diante de Deus para que todo Projeto fosse cumprido, ou seja, vamos morar na eternidade, vamos vencer a morte, e teremos a recompensa final “Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram”.
Deus seja louvado na sua e na minha vida, que possamos entender o Projeto no Deserto e caminhar fazendo a obra de Deus crucificando a carne e vivificando o Espírito.
*Rogério Augusto esta jornalista/radialista/Diácono Igreja Evangélica Missionária Incendiado as Nações em Mantena