Ao meio dia desta segunda-feira, (23), aconteceu uma manifestação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais, o Movimento Nacional pela Sustentabilidade foi realizado no sentido de alertar autoridades e população sobre as situações que poderão levar ao fechamento dessas instituições centenárias e que são responsáveis em Minas Gerais por atender 70% das internações do SUS.
O Diretor do Hospital São Vicente de Paulo , Marlon Antônio Martins Ferreira, falou com Exclusividade ao Jornalismo Mantena Online – Fotos/Vídeo: Cloves Mendes
Continua depois da publicidade
Veja mais
🚨 FILANTRÓPICOS NÃO SUPORTAM MAIS MANTER O ACESSO DA POPULAÇÃO AO SUS
Há décadas os Hospitais Filantrópicos precisam suportar uma remuneração insuficiente do Poder Público e assumir dívidas com bancos, fornecedores para não deixar de atender a população. A situação crônica de descaso do Poder Público quanto ao custeio dos Hospitais e os reflexos econômicos da pandemia resultaram na maior crise destas instituições com graves consequências para o SUS. Não é possível mais se omitir diante de tal situação, o setor exige providências para que o atendimento ao SUS continue com qualidade e segurança.
No “Ato Simbólico” foram afixadas cruzes, faixas e cartazes em demonstração ao descaso representando a crítica situação financeira, situações que poderão levar ao fechamento das instituições centenárias e que são responsáveis em Minas Gerais por atender 70% das internações do SUS.
Segundo a Direção do Hospital São Vicente de Paulo “as cruzes com os nomes “Descaso”, “Desfinanciamento”, “Desrespeito”, “Desvalorização”, “Ilegalidade” e as faixas com os slogans “CHEGA DE DESCASO”, “CHEGA DE ILEGALIDADES”, “ MAIS RESPEITO AOS TRABALHADORES E USUÁRIOS”, “simbolizam o sepultamento de condutas que repudiamos e que não aceitaremos mais em face dos Hospitais”.
Foram soltos balões PRETOS e VERDES em número mínimo ao quantitativo de leitos de cada Hospital para simbolizar a preocupação quanto a um possível fechamento em larga escala dos leitos e serviços que são ofertados aos pacientes SUS.
É muito importante a mobilização de todos!
Outras matérias